sábado, 9 de fevereiro de 2008

LHC - A Futura Máquina do Tempo?

Estamos iniciando com este artigo uma nova categoria no blog: Futurologia.

Não! Não é nenhuma tentativa aloprada de prever o futuro ou de fazer previsões esotéricas. Iremos comentar notícias vindas de publicações científicas sobre pesquisas ou teorias que poderão mudar o presente e construírem o futuro da humanidade.

Iniciaremos falando do LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas do mundo, que está previsto para entrar em operação em Maio deste ano. O assunto envolve Física Quântica e é por demais complexo até para esse articulista, portanto, tentarei "traduzir" de um modo que possa ser inteligível para a maioria.

Tudo tem início na Física e Química básicas. Primeiro se descobriu a molécula e se achava que essa era a menor parte da matéria, mas logo a seguir vieram os átomos que constituiam as moléculas. Quando foram descobertos os componentes do átomo (prótons, neutrons e elétrons) se abriu caminho para o desenvolvimento da Energia Nuclear mas a seguir foram descobertas 16 partículas subatômicas tais como quarks, léptons, férmions, bósons, hádrons..., sendo que dessas 12 são partículas de matéria e 4 portadoras de força.

O problema é que, se consideradas individualmente, nenhuma dessas partículas tem massa! Ou seja, somos constituídos por partículas "imateriais". A finalidade primária do LHC é a de identificar o chamado Bóson de Higgs, partícula fundamental que explicaria como todas essa "sopa" de partículas imateriais e energia se expressa na matéria que conhecemos e podemos identificar com os nossos sentidos.

Deixando de lado explicações complexas de Mecânica Quântica, o LHC pode estar iniciando uma nova era de descobertas científicas para os próximos anos. Até o momento se vem pesquisando a transformação de matéria em energia e o LHC pode abrir o caminho para uma verdadeira revolução na humanidade: a pesquisa da transformação de energia em matéria!

Já pesquisadores da Universidade de Madison (Wisconsin) e da Universidade de Berkeley (Califórnia) dizem que a descoberta de uma nova classe de partículas, identificadas por suas assinaturas, poderiam indicar a forma de novas dimensões, conforme previsto na Teoria das Cordas, abrindo o caminho para outras dimensões do Universo, além das 4 conhecidas (tempo e espaço tridimensional).

Mas essas nem são as notícias mais bombásticas sobre o LHC. Dois matemáticos russos, Irina Aref'eva e Igor Volovich, em entrevista ao Telegraph, sugerem a possibilidade do acelerador se tornar a primeira Máquina do Tempo!

A possibilidade de viagens no tempo foi sugerida por Kurt Gödel, colega de Albert Einstein, usando a Teoria da Relatividade e da curvatura do espaçotempo. Embora extremamente teórica, a possibilidade pode ter o início de sua comprovação através dos resultados do LHC, conforme os cientistas russos.

Sejam quais forem as possibilidades, esperamos que os mais de 2.000 físicos de 34 países, bem como as centenas de Universidades e Laboratórios participantes do projeto direcionem as pesquisas de um modo prático e de utilidade para o ser humano. As pesquisas de transformação de energia em matéria, por exemplo, seriam um salto sem precedentes na tecnologia e na vida do Homem, tornando realidade o que só era possivel em filmes de ficção científica.

10 comentários:

Anônimo disse...

A humanidade trilha pelas veredas da autodestruição que os homens prepararam por suas próprias mãos.
A ciência tropeçará. Na tentativa de uma grande descoberta, os homens causarão grande destruição.
A energia acumulada no interior da terra provocará grandes explosões e haverá grandes terremotos. Das profundezas virá a destruição que levará os homens a beberem o cálice amargo do sofrimento.
A terra passará por imensa transformação.
Deus permitirá e os homens sábios descobrirão a barreira impenetrável do universo. Chegará o dia em que a sabedoria humana se perderá. Eis os tempos mais difíceis para a humanidade.
Haverá um descontrole na força gravitacional da terra o qual atrairá o gigante que está distante.
Um gigante virá e quando os homens anunciarem sua proximidade, a humanidade viverá momentos de grandes dificuldades. A terra passará por imensa transformação.
DEUS permitirá e os homens verão a maravilha escondida no universo: Eis o nome d’Aquele que vive e reina para sempre.
Uma descoberta da ciência causará grande confusão para os homens. Não vos afasteis da verdade. Sois do Senhor e somente a Ele deveis servir.
Pobres homens suas grandes construções cairão como folhas secas nas grandes ventanias.
Os que inventaram essa máquina fizeram um teste 1º,para saber se a terra suporta uma quantidade de calor de cerca de 100.000 vezes a temperatura do núcleo do sol de baixo da terra?
Será que a terra suporta tanta pressão fora as poluições?
HOMENS PARA ONDE QUEREIS IR??!!
O nosso planeta pede por socorro!!!
E os donos dela está dando um empurrão para cair num precipício.
Pobres ciêntistas estão cegos pela curiosidade ou...

Anônimo disse...

Sou conhecedor profundo da Palavra de Deus,

e não acho nada de absurdo na pesquisa científica,

ao contrário: O que seria, hoje, da humanidade, se não fossem as grandiosas descobertas da ciência? A energia elétrica, os motores, a tv, o rádio, o avião e milhares de outras.

Certamente o homem teria caminhada em direção a auto-destruição muito mais rápido sem as maravilhosas máquinas que foram criadas.

Dou graças a Deus, pelos cientístas brilhantes que existem,

queira Deus, que o homem consiga descobrir uma nova fonte de energia para solucionar os sérios problemas que serão causados pela falta dos derivados de petróleo.

Não acho, nem de longe, que os cientistas estejam correndo atrás de contruir armas nucleares a partir do LHC, ao contrário, buscam novos conhecimentos e novas fontes de energia ou conhecimento daquilo que está oculto aos nossos olhos.

Deus criou o homem extremamente inteligente exatamente para pesquisar.

Cientistas pesquisem e pesquisem muito, eu amo a ciência e Deus também.

Boa sorte queridos. Que Deus abençoe largamente o vosso empreendimento, em nome de Jesus.

MAXIMUS disse...

Acredito que a viagem no tempo seja possível, pois todos nós sabemos do avanço tecnológico que atingimos. a evolução do transmissor de rádio à transmissão de imagens. a utilização de magnetismo para armazenar imagem e informações à transformação da luz em som, imagem e filmagem. eu sou otimista quanto ao futuro e estarei sempre maravilhado das descobertas científicas e da evolução do homem. Acredito que Deus criou o homem à sua imagem. Acredito que ele se alegra com cada descoberta que fazemos de seus infidáveis mistérios. e que o domínio da viagem do tempo será um novo começo, assim como foi a nova humanidade através de Noé, após o dilúvio.

Charlles disse...

O cara e tão fdp que nem nome coloca ne, alem de covarde so fala merda. Se você so pensa em destruição, eu nem quero passa nem perto dessa sua " igreja" .. ta na hora de acaba com esses palhaços doentes.. tudo e ... deus vai destruir o mundo... fim do mundo .. gloria deus ...... calem a boca .. olha pra seu redor.. quantos e quantos planetas existem .. quantas vidas existem ... ..

o mundo so acaba pra quem quer... como você que muito menos sabe aproveita a vida ... ai depois se descobre que isso e tudo farça se vai fica com tanta magoa de si mesmo que vai fica e numa puta depressao e raiva ...

antes de fala merda..
vai aproveita a sua vida!

Anônimo disse...

Se for mesmo assim,Erc Van Daniken pode ter mesmo razão em desconfiar que o homem pousou no passado. Mas cientistas de calibre como Stephen Hawking que nega a possibilidade de o homem viajar no tempo em seu livro O Universo Numa Casca de Noz, não nos deixa tão otimistas assim.

Contudo uma coisa é certa, se isso ocorrer talvez muitas maldades ocorridas possam ser anuladas no poassado e isso pode mudar o nosso futuro consideravelmente, mas e como fica Deus nessa história toda?

Anônimo disse...

Vocês não acham que se existisse a máquina do tempo e eu voltasse no tempo hoje- 13/09/2010, por exemplo, e quando chegasse novamente esse dia eu voltasse mas uma vez e assim sucessivamente, e dessa forma a história não teria progresso?

Anônimo disse...

É tudo muito fascinante! Mas vejamos um pouco além do tempo e do "nosso espaço"... Pode até existir a possibilidade de voltar ou adiantar as coisas, tudo bem, mas as previsões (sejam bíblicas ou de qualquer outra fonte) culminam numa lei imutável: "A Força do Universo"! Pode chamar de Deus se preferir. Há um movimento irretratável do cosmo que tende a mudanças astronômicas como explosões, colisões, esfacelamentos de planetas... de galáxias inteiras. Portanto, não se iluda, aquele que organizou isso tudo não nos consultou no início, também não vai nos consultar para o fim. É apenas uma questão de tempo. Esse tempo pertence a "Ele". Equanto isso, vamos ser coerentes, tudo o que fazemos aqui não passa de mera brincadeira! Portanto, vamos brincar com cuidado para não estragarmos o que não é nosso, ok?

Anônimo disse...

só o fato de tentarmos imaginar quais as possiveis descobertas que estão por vir ficamos nos perguntando vale a pena tudo isso todo esse esforço sim vale pois se realmente conseguirmos descobrir esse misterio que envolve o continuo tempo espaço tenho certeza que sera um futuro de inimaginaveis surpresas para todos

vera disse...

Sou ezequiel da Silveira e moro no Parana em Uniao da Vitoria,Bom!eu estudo o TEMPO desde criança e Acredite!tenho opinioes certas sobre esse assunto.os Céticos que se cuidem porque e certo que existe uma enorme possibilidade de viajar no tempo.viajar no tempo é POSSIVEL!Duas coisas basicas sobre o tempo:vijar a frente VELOCIDADE!Viajar para tras GRAVIDADE...A algumas coisas que o homem ja inventou como a fotografia que para o tempo e o relogio que faz mediçao.mas voce deve estar se perguntando e daí com tudo isso? e eu respondo!Essa coisas levaram muito tempo para serem construidas e desemvolvidas pelo homem.Sou cientista e filosofo especial nesse assunto mas infelismente nao posso fazer meu desenho aqui.até porque cobraria milhoes de reais para isso.

Robson disse...

eu acredito que a maquina do tempo ja existe, mas o que acontece e quem a inventou deve ser uma pessoa bem rica onde pode muda seu futuro e se ele conta para alguem isso ia causiona um caos no mundo todo, todos o que tiverem acesso a essa maquina ia mexe bastante no equilibrio da vida onde tentando trazer pessoas que morreram em acidentes, para isso fucionar assim,tras uma pessoa a outra deixa de existi, fica ai meu comentario um pouco maluco.