domingo, 7 de setembro de 2008

LHC - A Nova Paranóia Mundial

Vem aí mais um Fim do Mundo!!

É isso que vem sendo divulgado pela mídia histérica ao redor do mundo com o início das operações do Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons) marcado para a próxima quarta-feira, 10 de setembro, chamado de LHC First Beam.

Apesar da construção e pesquisas do LHC terem se iniciado há 20 anos atrás, somente nos últimos meses esse imenso e fantástico projeto científico passou a chamar a atenção, não tanto por seu tamanho gigantesco (26 Km de diâmetro a 100 metros abaixo da superfície), por sua engenharia sem precedentes (os magnetos foram resfriados a -271,3 ºC [1,9 ºK], próximo do zero absoluto) nem mesmo pela enormidade de energia aplicada (450 Giga eletron-Volts) mas sim por teorias e entrevistas alarmistas e cataclísmicas dadas por alguns integrantes dos círculos científicos.

A Máquina do Armagedon

Conforme já publicamos no início do ano, uma das primeiras teorias sobre possíveis usos do LHC seria a criação de uma Máquina do Tempo, uma extrapolação tão abismal quanto imaginativa, apesar de, teoricamente, não impossível.

Após essa, outras teorias se encaminharam para o lado apocalíptico sempre presente quando uma fronteira da ciência está para ser transposta. Uma delas diz que o LHC seria capaz de abrir portais dimensionais com efeitos imprevisíveis, mas certamente nefastos. Na mesma linha estão aqueles que preveêm que a colisão de hádrons irá criar um buraco negro que "engoliria" a Terra e o espaço próximo (!!!).

Pura loucura? Nem tanto. Os próprios cientistas do CERN/LHC aceitam a probabilidade teórica de que um microcóspico (sub-atômico) modelo de buraco negro possa ser criado, por uma fração de milissegundos, de acordo com as teorias aceitas para tais fenômenos, porém, nada que possa ser perceptível além dos instrumentos do próprio LHC.

Temos notado, analisando as visitas que recebemos, que muitos internautas têm pesquisado por "lhc" ou "máquina do tempo" no Google a fim de se informarem. Muitos desses internautas são estudantes e ouviram falar do LHC em suas escolas ou leram em revistas brasileiras semanais (IstoÉ, Superinteressante...). Infelizmente, em português, muito pouco será encontrado que dê uma visão real da importância e do funcionamento do LHC. Até mesmo alguns professores de Ensino Médio que citam o assunto para seus alunos não têm formação científica suficiente para explicarem, detalhadamente, os objetivos e metodologia do projeto, acabando por contribuirem ainda mais para o quadro de paranóia geral o qual, a bem da verdade, é mundial.

Não vamos aqui tentar tranquilizar os leitores sobre o início das atividades do Colisor, até porque, a 3 dias do evento, o melhor é esperar para ver o que acontece, mas temos certeza que assim como "sobrevivemos" a alinhamentos planetários, asteróides, cometas, terremotos, guerras e outros cataclismas profetizados, passaremos incólumes também por este novo "Dia do Fim do Mundo".

Mas, se voce é daqueles que acredita em tudo o que dizem e quer presenciar de camarote a Terra ser tragada pelo buraco negro, poderá assistir via web ou via satélite, no dia 10 de setembro, as transmissões diretamente do CERN (sem o Galvão Bueno...). Links para as transmissões ao vivo (ou "ao morto"):

Via Satélite (se voce tiver um sintonizador multicanal...)



Via Web




Nenhum comentário: