sexta-feira, 6 de junho de 2008

2008 LD: Novo Asteróide só é descoberto após passar pela Terra

Não era nenhuma ameaça de extinção da vida no planeta com seus apenas 5 metros de comprimento e cerca de 200 toneladas de peso, mas o interessante sobre o asteróide 2008 LD é que foi descoberto no dia 2 de junho de 2008, 1 dia após ter passado bem perto da Terra.





O 2008 LD passou bem mais perto que o 2007 TU24 que tanta polêmica causou em fevereiro, porém, certamente por sua descoberta tardia, não gerou o clima de histeria verificado no início do ano.

Algumas características do 2008 LD:

  • Massa: 2,2 e+05 Kg
  • Diâmetro Estimado: 4,3 - 9,6 m
  • Distância: 0,0029 AU (aprox. 434.000 Km) - 1,1 LD (Lunar Distance)
  • Velocidade Relativa: 4,33 Km/s

A probabilidade de impacto foi posteriormente calculada em 5,0e-05, algo muito pequeno mas mesmo assim a maior probabilidade calculada até o ano de 2108, conforme a Earth Impact Table do NEO Program/JPL/NASA.

Devido ao seu tamanho e massa, caso entrasse na atmosfera terrestre, muito provavelmente o 2008 LD seria reduzido a dimensões que causariam danos pouco expressivos (se algum) ou mesmo seria pulverizado, dependendo de sua constituição (desconhecida).

Dois fatos ficaram comprovados com essa descoberta tardia:

  1. Apesar de toda a tecnologia em terra e no espaço (observatórios e satélites), a humanidade ainda não está preparada para enfrentar as ameaças dos NEOs (Near Earth Objects);
  2. Fica confirmada a máxima de "o que os olhos não veêm, o coração não sente". Mesmo que tivesse colidido com a Terra, o 2008 LD provavelmente não teria sido notícia ao cair no mar. Tendo sido descoberto apenas após sua maior aproximação, nem mesmo foi notado.

Para os que quiserem acompanhar as "pedrinhas" que rondam a Terra, recomendamos o site do NEO Program e seus links internos. Ao menos não seremos os últimos a saber se algum desses pedregulhos cair na nossa cabeça.

6 comentários:

Jo Nakashima disse...

Pedregulhos não... AEROLITOS!
Hahahahahaha
desculpe, não resistí!

Unknown disse...

Mandem o Bruce Willian detonar esse ai tb. kkkkk

Anônimo disse...

Jose urbano. isso foi uma piada ?? que piadinha sem graça...

Anônimo disse...

Legal, fiquei morto demedo, huahuahuahuauhahua!

Henrique

Edy Salis disse...

Pelo jeito a polêmica já começou: trocar AEROLITO por pedregulho e Bruce WILLIS por Bruce WILLIAN é de cair estrelas..........

Anônimo disse...

Verdade!!! Qualquer coisa, temos o Chapolin e o Bruce para nos defender... :-P