quarta-feira, 23 de julho de 2008

Furacão Dolly, O Segundo da Temporada, Avança Sobre o Texas

Menos de um mês após o Furacão Bertha, Dolly é o segundo furacão da temporada e avança rumo noroeste em direção ao Texas.

Bertha já foi um furacão atípico, tendo variado entre categoria 1 a 3, sucessivamente, tendo passado novamente a furacão após ter decaído para tempestade tropical. Foi a mais duradoura já registrada no mês de julho em toda a história e uma das 10 mais duradouras de todas as temporadas. Sua trajetória foi errática, tendo mesmo se desviado para leste perto das Bermudas, fato pouco visto em tais fenômenos.

Agora, Dolly se formou como tempestade tropical sobre a América Central/Caribe, contrariando a normalidade de formação no noroeste africano. O olho do furacão entrou em terra com ventos entre categoria 1 e 2 da Escala Saffir-Simpson.

Enquanto este post era escrito, o National Hurricane Center da NOAA rebaixou Dolly à categoria de tempestade tropical, o que normalmente ocorre quando um furacão atinge terra. Apesar de ter se fortalecido ao passar pelo Golfo do México, Dolly ainda não representou grande perigo para as populações, apesar das fortes chuvas e tempestades de raios. Isto demonstra que, até o momento, a temperatura das águas do Golfo não estão quentes o suficiente para intensificar consideravelmente a força de furacões na área.

Nenhum comentário: