segunda-feira, 17 de março de 2008

Como o Clima desmente os cientistas.

A Climatologia parece ter se tornado menos uma ciência e mais um jogo de interesses, como estamos demonstrando na série sobre o Aquecimento Global. Felizmente, a Natureza é mais "sábia" que os Homens e responde as previsões catastróficas com rapidez e com fatos.


Em outubro de 2007, a conceituada NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) previa um inverno mais quente nos EUA, conforme o gráfico ao lado, em publicação do Science Daily.

As previsões incluiam secas e temperaturas mais altas que a média na maior parte do território norte-americano, creditando ao fenômeno "La Niña" a influência sobre esse aquecimento, prevendo que o inverno seria o mais quente dos últimos 30 anos.

Em 15 de março deste ano, passados os meses de inverno no Hemisfério Norte, a mesma NOAA publica que este foi o inverno mais frio desde 2001 nos EUA e no planeta como um todo.
Ainda que registrando um aumento mínimo de 0,1ºC em relação à média de temperatura do século XX, o inverno passado foi o 54º mais frio desde o início dos registros em 1895. Apenas o Texas e a Costa Leste apresentaram temperaturas ligeiramente superiores à média, com todo o Meio-Oeste, Costa Oeste e boa parte do Norte americano apresentando temperaturas inferiores ou iguais à média.
Também foram registrados aumentos de precipitação na maior parte do território dos EUA. Em algumas áreas do Sudeste a umidade esteve acima da média, enquanto que em outras permaneciam com secas ou dentro da média.

A diferença entre os 2 gráficos, o previsto e o real, é clara e demonstra o quanto as previsões, mesmo feitas com o que há de mais moderno em tecnologias, são falhas.

Conforme já demonstramos na série sobre o Aquecimento Global, as condições climáticas podem se alterar drasticamente em um intervalo de poucos anos. Neste caso, ficou evidente o equívoco de cientistas de um mesmo órgão governamental, estivessem eles guiados por outros interesses ou não.

Como sempre, infelizmente, no Brasil não dispomos de dados atualizados e publicados por órgãos como o INPE ou o INMET que disponibilizem uma série histórica ou uma análise climatológica como a da NOAA, mas, pelo menos para os cariocas e fluminenses, o verão que se encerra foi, sensivelmente, um dos mais frios dos últimos tempos. As temperaturas passando dos 40ºC não foram registradas esse ano, o que era comum em anos anteriores. As chuvas "de verão" foram ocasionadas por frentes frias estacionárias que permaneciam por dias sobre o Sudeste brasileiro, causando quedas de temperaturas.

Enfim, estarão certos aqueles que dizem que caminhamos para uma nova Era Glacial?

3 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo, estou fazendo minha monografia em Geografia sobre clima, e pelo menos os cientistas brasileiros, vêm confirmando a tendência de aquecimento do planeta, principalmente nas grandes cidades. O INMET disponibilza dados climatológicos de várias cidades, basta acompanhá-los para depois se fazer um estudo. Quanto ao verão que vc diz "incomum" do Rio de Janeiro, não sei não. Vc mora em Visconde Mauá, Itaipava?

Mr. Spock disse...

Caro Anônimo,

Não são só os cientistas brasileiros a clamar pelo aquecimento do planeta. Com raras exceções, a comunidade científica mundial alega estarmos caminhando para um Inferno Global.
A proposta do Projeto SILI é justamente analisar estas, e outras, alegações catastróficas.
Se voce se deu ao trabalho de ler as demais postagens sobre Ecologia (creio que não), terá visto que não defendemos nem um lado nem o outro, apenas questionamos fundamentadamente a dita antropogenicidade do Aquecimento Global bem como o fato ser episódico e não uma tendência duradoura, haja vista as séries históricas mínimas em que se baseiam as proposições alarmistas.

Realmente, o INMET possui estatísticas sobre temperaturas em cidades (algumas) indexadas por dias ou meses. Não encontrei, porém, nenhum mapa sinótico de anomalias de temperaturas nacionais agrupadas em uma série histórica. Como todo site governamental, os dados ficam esparsos e são de demorada consulta, não havendo dados consolidados. Mesmo assim, conferi, mês a mês, as temperaturas máximas na cidade do Rio de Janeiro nos meses de dezembro de 2007, janeiro, fevereiro e março de 2008. Em nenhum dia desses quatro meses considerados mais quentes a temperatura máxima atingiu os 40°C e somente em 1 dia de janeiro chegou aos 39°C.
Não sei onde voce mora ou foi criado, mas moro atualmente em Rio Bonito, tendo nascido e passado 33 anos de minha vida no Rio de Janeiro, quando eram comuns temperaturas máximas acima de 40ºC. Me lembro mesmo de dias que chegaram aos 43°C.

A imagem do satélite GOES (disponibilizada no blog) mostrou a série incomum de frentes frias estacionárias sobre o Sudeste no verão que se encerra. Basta acompanhá-las. O comum para esta estação seriam as famosas massas de ar quente presentes nos últimos anos.

Sauldavi Henriques disse...

Para Anônimo: Primeiro que anônimo é aquele que não tem coragem de falar a verdade. Concordo com o resfriamento global, pois o planeta até 1970 estava com uma teoria de resfriamento global, depois veio a politicagem do aquecimento global, que para encaixar teve dados corropidos para ser "provado". A temperatura da Terra depende do Sol e não do CO2