segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

WikiLeaks - Uma Esperança para a Internet

150px-Wikileaks_logo_svg Já havia decidido abandonar esse blog, haja vista que, como vinha escrevendo, já não tinha esperanças de encontrar vida inteligente na Internet atual, inundada que foi por "redes sociais" e outras inutilidades que se esmeravam em disseminar bobagens e sub-cultura. Perdia, assim, a Internet sua principal finalidade ao ser criada: a propagação da cultura universal e a liberdade de informação.

Jornais e outros meios informativos online repetiam apenas suas mesmas filosofias antes impressas: notícias vãs, censura dissimulada e mais sub-cultura inútil! A Web passou a ser apenas mais um meio de controle das massas, utilizada amplamente por governos, propagandeando apenas o que lhes era conveniente.

Mas, eis que surge uma luz no fim do túnel: um "trem" chamado WikiLeaks! (Desculpem não colocar o link para o site, como costumo fazer, mas voces logo entenderão porque).

Segundo sua própria descrição, o WikiLeaks foi criado por dissidentes chineses, jornalistas, matemáticos e iniciantes em empresas de tecnologia com a mesma filosofia inicial da Internet: divulgação de informações, com enfase nas informações confidenciais/secretas mantidas por governos de todo o mundo.

Seu atual Diretor, Julian Assange , um australiano jornalista, editor, estudante de matemática, programador e ativista da Internet, se tornou o homem mais procurado por governos mundiais. A Interpol, a pedido do governo sueco, colocou uma "Red Notice" em seu site, classificando Assange como "Wanted" (Procurado) por "crimes sexuais".

O site do WikiLeaks - originalmente http://www.wikileaks.org/ - está fora do ar devido a ações de sabe-se lá qual governo (provavelmente dos EUA). Todos os outros domínios europeus tambem foram bloqueados. Assange e seus colaboradores vem se esforçando para manter o site no ar migrando para provedores em vários países e utilizando mirrors independentes. Hoje só se consegue localizar o site através de pesquisa no Google, onde possivelmente irá aparecer apenas um endereço IP.

Toda essa caçada a Assange e ao WikiLeaks teve início há cerca de 1 mês atrás quando o site divulgou documentos secretos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Iraque e outros assuntos. Ressalte-se que Assange não invade nenhum servidor nem rouba documentos de escritórios governamentais. Tudo que publica é enviado para o site por pessoas que trabalham nesses escritórios, talvez até altos funcionários de governos. Portanto, o WikiLeaks é apenas uma vitrine para as muitas falcatruas governamentais mundo afora. O que antes era "varrido pra baixo do tapete", hoje está ao alcance de todos (por enquanto).

Sobre o Brasil, o WikiLeaks tem obtido e divulgado interessantes documentos da diplomacia brasileira atual (??). Assim, se ficou sabendo que Celso Amorim acha que "Hugo Chávez late mas não morde" e que, para os EUA, "O Itamaraty está dividido e desarticulado".

Porém, mais importante do que os documentos que publica é a existência e a sobrevivência do site em si. Nunca antes na história da Internet (xiii...a moda pegou!!) um site se propôs a defender a liberdade de informação global, sob ataques governamentais mundiais, do modo que vem fazendo o WikiLeaks. Atualmente, Julian Assange é mais caçado pelo governo americano do que o próprio Bin Laden. Não se surpreendam se sofrer um "acidente fatal" ou for morto por um "assaltante".

Portanto, caros leitores, em defesa da liberdade de informação e em prol de uma Internet livre e voltada para notícias que realmente importam, conclamo todos que tiverem um blog, ou Facebook, ou Twitter, etc, que propaguem na rede a palavra: WIKILEAKS!!

Podemos estar vivendo um episódio tão importante para a sociedade humana quanto foi a Revolução Francesa. Com o WikiLeaks livre, nenhum governo se sentirá imbuído de "poderes divinos" para fazer de seu povo o que bem entender e quiser. Nem mesmo Lula e a ditadura PTista estará invulnerável.

3 comentários:

Ivo S. G. Reis disse...

Que bom que você voltou, Spock! Estava sentindo falta das suas sempre inteligentes matérias. Mas desta vez acho que você se precipitou ao analisar o caso Wikileaks.

Este caso pode não ser o que parece ser. Seria bom, muito bom mesmo se fosse o que você pensa que é. Meu primeiro impulso (como creio tenha sido o da maioria das pessoas)foi igual ao seu: APLAUDIR E DIVULGAR A INICIATIVA. Mas aprendi a desconfiar sempre de tudo o que leio e não me deixar influenciar pela primeira impressão porque, geralmente, é o que a mídia controlada quer que pensemos. E eles são mestres em armar essas arapucas.
Você já estudou e pesquisou os Illuminati e a Nova Ordem Mundial? Já pesquisou o grupo Bilderberg e as intenções dos globalistas? Pois se pesquisar fundo, verá que existe uma grande possibilidade de o caso Wikileaks não ser o que parece e ser uma situação criada para justificar a implantação da censura global na internet, justamente o oposto do que você supunha.
Não estou dizendo taxativamente que seja isso (só o futuro e os próximos desdobramentos do caso poderão confirmar), mas acho que ainda não dá para soltar foguetes.
Julian Assange pode estar sendo usado como boi-de-piranha pela NOM, justamente para justificar a implantação da censura na internet. Pense nisso! Pesquise isso, você que até foi meu parceiro nesta forma de agir e me encorajou a agir assim. Será que o afastamento o deixou destreinado?
Spock, é muito bom para ser verdade. E se caso Assange não for armação ele será ou o primeiro herói cibernético ou o primeiro mártir da internet, dependendo do desfecho do caso. Mas isso só o futuro dirá. Agora, só podemos ficar atentos e acompanhar.

De qualquer forma, parabéns pelo artigo porque abre uma importante discussão e ressalta aspectos de interesse geral. Seria muito bom se as suas expectativas se concretizassem. É o anseio de todos. Mas...
Publiquei um artigo semelhante ao seu lá no DDD ( Wikileaks, esperança para a humanidade ou mais uma farsa para justificar o controle da informação na internet?). O enfoque, porém, é outro.

Passe por lá e acesse o artigo no link: http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/?p=2758
A matéria está documentada com uma seqüência de 3 vídeos.
Bação! Não se afaste da luta!

Mr. Spock disse...

Bom ter voce de volta aqui também Ivo.

Sinceramente, não "pesquisei a fundo" a questão do Wikileaks, e o que me fez escrever esse artigo foi justamente o bombardeio governamental mundial em cima do site e de Assange e o fiz até antes da Visa, Mastercard e PayPal bloquearem as doações ao site.

Pra falar a verdade, nem estou muito interessado, e acredito não ser este o ponto a ser discutido, se o Wikileaks faz parte de alguma conspiração para censurar a Internet.

Entendo que dizer que o vazamento de informações confidenciais e secretas de Governos incita e justifica a censura na Web seria o mesmo que dizer que o levante do Gueto de Varsóvia em 1943 justificou o processo de extermínio dos judeus pelos nazistas.

Não sou muito fã do Dan Brown nem sei se Assange é um illuminati, maçom, adorador do Diabo ou que tais. Só sei que, publicar documentos e informações governamentais restritas à toda população mundial é o ápice da liberdade de informação, pois assim ficamos sabendo o que pensam governantes que, muitas vezes, jogam com nossas vidas (literalmente).

Se, devido aos vazamentos do Wikileaks, surgir algum movimento de governos para impingir um controle de informações na Internet, caberá aos usuários amantes da liberdade reagirem de acordo, inclusive hackeando sites, como já fizeram (Visa, Mastercard).

Termino citando a melhor frase que ouvi nos últimos anos, talvez uma das melhores de todos os tempos:

"O povo não deve temer seu governo...
O governo é quem deve temer seu povo!"

(V)

Anônimo disse...

Apesar de não gostar e não ter redes sociais lembre-se que a primavera árabe foi articulada pelo Facebook. Movimentos como Ocupe WallStreet também.
O ruim é que no Brasil se usa redes sociais para "Protestos da vadias", "Direito a maconha" e outros menos importantes ....