O 2008 LD passou bem mais perto que o 2007 TU24 que tanta polêmica causou em fevereiro, porém, certamente por sua descoberta tardia, não gerou o clima de histeria verificado no início do ano.
Algumas características do 2008 LD:
- Massa: 2,2 e+05 Kg
- Diâmetro Estimado: 4,3 - 9,6 m
- Distância: 0,0029 AU (aprox. 434.000 Km) - 1,1 LD (Lunar Distance)
- Velocidade Relativa: 4,33 Km/s
A probabilidade de impacto foi posteriormente calculada em 5,0e-05, algo muito pequeno mas mesmo assim a maior probabilidade calculada até o ano de 2108, conforme a Earth Impact Table do NEO Program/JPL/NASA.
Devido ao seu tamanho e massa, caso entrasse na atmosfera terrestre, muito provavelmente o 2008 LD seria reduzido a dimensões que causariam danos pouco expressivos (se algum) ou mesmo seria pulverizado, dependendo de sua constituição (desconhecida).
Dois fatos ficaram comprovados com essa descoberta tardia:
- Apesar de toda a tecnologia em terra e no espaço (observatórios e satélites), a humanidade ainda não está preparada para enfrentar as ameaças dos NEOs (Near Earth Objects);
- Fica confirmada a máxima de "o que os olhos não veêm, o coração não sente". Mesmo que tivesse colidido com a Terra, o 2008 LD provavelmente não teria sido notícia ao cair no mar. Tendo sido descoberto apenas após sua maior aproximação, nem mesmo foi notado.
Para os que quiserem acompanhar as "pedrinhas" que rondam a Terra, recomendamos o site do NEO Program e seus links internos. Ao menos não seremos os últimos a saber se algum desses pedregulhos cair na nossa cabeça.
6 comentários:
Pedregulhos não... AEROLITOS!
Hahahahahaha
desculpe, não resistí!
Mandem o Bruce Willian detonar esse ai tb. kkkkk
Jose urbano. isso foi uma piada ?? que piadinha sem graça...
Legal, fiquei morto demedo, huahuahuahuauhahua!
Henrique
Pelo jeito a polêmica já começou: trocar AEROLITO por pedregulho e Bruce WILLIS por Bruce WILLIAN é de cair estrelas..........
Verdade!!! Qualquer coisa, temos o Chapolin e o Bruce para nos defender... :-P
Postar um comentário